quarta-feira, 28 de outubro de 2009

frases, poesias e vinho


Fernando Pessoa
"Boa é a vida, mas melhor é o vinho"

Ernest Hemingway
"O Conhecimento e a educação sensorial apurada podem obter do vinho prazeres infinitos." (Death in the Afternoon)


Carlos Arruda
"O vinho é o melhor lugar para se encontrar com os amigos"

A Alma do Vinho, de Charles Beaudelaire

Alma do vinho assim cantava na garrafa:

"Homem, ó deserdado amigo, eu te compus,

Nesta prisão de vidro e lacre em que se abafas,

Um cântico em que só há fraternidade e luz!"

(Extraído poema L'Âme du Vin)

Cícero
"Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram."

Fleming
 "A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes."

Sócrates
"O vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente...ele reaviva nossas alegrias e é o óleo para a chama da vida que se apaga. Se você bebe moderadamente em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará em seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã...Assim, então, o vinho não viola a razão, mas sim nos convida gentilmente à uma agradável alegria."


Soneto do Vinho, de Jorge Luis Borges

Em que reino, em que século, sob que silenciosa

Conjunção dos astros, em que dia secreto

Que o mármore não salvou, surgiu a valorosa

E singular idéia de inventar a alegria?

Com outonos de ouro a inventaram.

O vinho flui rubro ao longo das gerações

Como o rio do tempo e no árduo caminho

Nos invada sua música, seu fogo e seus leões.

Na noite do júbilo ou na jornada adversa

Exalta a alegria ou mitiga o espanto

E a exaltação nova que este dia lhe canto

Outrora a cantaram o árabe e o persa.

Vinho, ensina-me a arte de ver minha própria história

Como se esta já fora cinza na memória.

L´éloge du vin, par Omar Khayyam

Je bois et qui boit a comme moi la raison saine.

Si je bois, c´est pour Lui pardonnable fredaine.

Dieu, dès le premier jour, savait que je boirais,

Puis-je en ne buvant pas rendre sa science vaine ?



Ah ! Ne maise jamais la tristesse t´atteindre,

Et d´absurdes soucis trembler tes jours, t´étreindre.

N´abandonne ni fleurs, ni libres ni baisers

Avant que le destin furtif vienne t´éteindre.



Bois ! Le vin chasse au loin les misères abjectes

Et vos pensers troublants, Soixante-douze sectes !

Ne fuis pas l´alchimiste, il saura dissiper

Et toi mille soucis, soucis dont tu l´affectes.



Le vin prohibé, tout dépend du personnage

Qui le boit, de son prix et du compagnonnage.

Ayant réalisé ces trois conditions,

Dis : ´ Qui donc boit du vin, qui, si ce n´est le sage ?

domingo, 18 de outubro de 2009


Uvas

Qual o papel da qualidade da uva na produção de um bom vinho?

De uma boa uva nasce um bom vinho - grape.com
Qual o papel da qualidade da uva na produção de um bom vinho?
Para se ter uma idéia, vamos contar uma história: “Ao adquirir o famoso vinho Château Margaux, em 1977, André Mentzelopoulos estava preocupado com a qualidade dele (o vinho) nos últimos anos. Por isso, contratou como consultor um dos ícones da enologia moderna, Émile Peynaud, e lhe pediu para produzir o melhor vinho do mundo. Peynaud prontamente respondeu que não seria difícil, bastava que lhe dessem as melhores uvas.” Muitos enólogos (profissionais que atuam na elaboração do vinho) dizem que a matéria prima (uva) representa a quase totalidade da qualidade de um vinho.
Como se dá a gestação e o parto do vinho? Podemos resumir dizendo que vinho é o produto da vindima (colheita da uva) submetido ao processo químico da fermentação, em que leveduras da própria pele da uva ou adicionadas a ela, transformam o açúcar da uva em álcool. As leveduras também produzem vários subprodutos que podem acrescentar ao vinho aroma e sabor. Portanto, muitos dos aromas (frutados, especiarias, couro, minerais, etc.) e sabores percebidos quando se degusta um vinho são originados do processo de fermentação ou do envelhecimento na garrafa. Nenhum destes aromas e sabores é adicionado, como algumas pessoas inicialmente pensam antes de conhecerem mais sobre o vinho.
A quantidade de uvas na natureza é enorme! Existem várias espécies de uva (Vitis rupestris, Vitis labrusca, etc.) e cada uma destas espécies possui muitas variedades, denominadas castas ou cepas. Porém, apenas a espécie Vitis viníferas e suas variedades - quando plantadas em solos com sais minerais e outros componentes e em condições climáticas adequadas de calor, frio, sol e chuva harmoniosamente distribuídos – servem de matéria prima para a produção de bons vinhos.
Cada variedade, com sua tipicidade única, produz vinhos diferentes. Por exemplo, um vinho feito com a uva branca gewurztraminer se mostrará muito perfumado, com toques florais, frutas exóticas (lichia, principalmente) e especiarias entre aromas e sabores. Já um vinho tinto com a uva pinot noir evidenciará uma cor vermelha mais clara, com aromas de frutas vermelhas silvestres, toques terrosos e de couro quando envelhecido. Existem vinhos que são feitos com misturas, assemblage, que podem unir as qualidades de diferentes uvas. A tipicidade, como já dito anteriormente, pode ter sua qualidade modificada pelos fatores físicos, geográficos, etc., o que é chamado de terroir.
http://www.vinhoesexualidade.com.br
Gerson Lopes

Vinho Doce



Chateau Climens - Exemplo de um grande vinho doce.
Existem várias maneiras dos produtores fazerem vinhos doces ou de sobremesas, porém, os melhores são aqueles em que o açúcar provém da própria uva. Seja porque são feitos de uvas ultra-maduras (colheita tardia ou "Late Harvest" no Novo Mundo), secas (os Reciotto na Itália e o vin de Paille na França), congeladas na videira (Eiswein na Alemanha e Áustria e o Ice Wine no Canadá) e dos maravilhosos néctares obtidos da podridão nobre ("good botrytis" em inglês, "pourriture noble" em francês, "edeliäule" em alemão e "muffa" em italiano), em que as uvas maduras de algumas regiões (Sauternes, Montbazillac, Loire e Alsácia na França; Tokaji na Hungria; Alemanha; Áustria e Itália) são atacadas por um fungo - Botrytis Cinerea, sob condições climáticas adequadas (manhãs com névoas e tardes secas e quentes).
Outros clássicos vinhos doces são os: Porto e Madeira- portugueses, Málaga espanhol e o Marsala italiano (veja fortificados). Na França, essa mesma técnica (adição de álcool) é utilizada para se fazer o "vin doux naturels", como o Muscat de Beaumes-de-Venise (o mais interessante), Muscat de Riversaltes, Maury e o Banyuls (famoso por se dizer que é o melhor que "casa" com chocolate). No Jerez e o Montilla doces, a adição de álcool se dá após a fermentação completa, sendo adocicado pela adição de um concentrado de xarope de uva.

Vinhos Botritizados

Um fantástico Tokaji feito com uvas botritizadas.
Ricos, suculentos, luxuriantes, voluptuosos, doces, viscosos, surpreendentemente refrescantes, longevos são alguns dos predicados que normalmente se utilizam quando se degustam um Sauternes (nem todos são atacados pela Botrytis), um Beerenauslese e Trockenbeerenauslese alemães e austríacos, um Tokaji húngaro e um Sélection de Grains Nobles alsaciano, dentre os maiores. Alguns vinhos do Novo Mundo são botritizados de uma maneira "artificial", pulverizando as uvas colhidas com esporos de Botrytis em um local, em que se tenta simular as condições ideais do processo da botritização. A botritização natural se dá de modo que as uvas maduras nas parreiras se mostram secas, com alto teor de açúcar e complexidade, obtendo vinhos doces com uma untuosidade ímpar e perfeita acidez para contrapor a maciez (álcool e doçura).

Late Harvest

Moscatel de Alejandria - Um chileno feito com uvas muito maduras.
Como o próprio nome diz: colheita tardia. O produtor, não podendo contar com a Botrytis, retarda propositalmente a colheita até que as uvas se mostrem muito maduras, portanto, com alta concentração de açúcares. É a maneira mais utilizada pelo Novo Mundo para produzir vinhos doces.

Ice Wine ou Eiswein

Em algumas regiões do mundo (Alemanha, Áustria e Canadá), propositalmente, deixam-se as uvas congelarem nos cachos e, colhidas na época certa, são prensadas antes do degelo (colhidas na madrugada, antes de o sol aparecer). O resultado é um caldo doce, com muito boa acidez e baixo teor alcoólico. A água permanece na prensa, sob forma de cristais. Esses vinhos, obtidos por congelação natural devido ao clima da região, assim como os botritizados, são raros e caros. Em alguns lugares, pode utilizar-se de uma "máquina" para produzir congelamento artificial na feitura de vinhos tipo Eiswein ou Ice Wine.
Anselmann Riesling Eiswein - O ice wine alemão.

Outro método

O precioso Vin de Paille.
Outra maneira de se fazer vinho doce é deliberadamente espalhar as uvas colhidas em tabuleiros, telinhas ou pendurá-las para secar. Esse é outro método em que se concentra doçura nas uvas, pela perda da umidade (água), por evaporação, fazendo-as ficarem secas. O nordeste da Itália, Áustria e França (Vin de Paille), são os locais em que esse processo pode ocorrer.
Gerson Lopes


fonte:
http://www.vinhoesexualidade.com.br

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Valduga inova com linha internacional

Um dos maiores produtores nacionais de espumantes, a Valduga fechou 2008, literalmente, com chave de ouro. O espumante Arte Brut (26 Reais), um corte clássico de Chardonnay (70%) e Pinot Noir (30%), produzido na serra gaúcha, foi o escolhido pelo Bar & Champanheria Copacabana, o único quiosque da famosa praia que só vende esse tipo de bebida, para ser servido aos turistas que passaram o final do ano no Rio. No front dos vinhos tranquilos, a Valduga comemorou, no ano passado, a ampliação de seu projeto Mundus, iniciado com o lançamento de três vinhos (dois Malbec e um Cabernet Sauvignon) desenvolvidos na Argentina. A proposta da empresa não é importar vinhos, mas produzi-los em seus países de origem sob orientação dos enólogos da Valduga, que acompanham (e orientam) todo o processo – da seleção do vinhedo ao engarrafamento. No final do ano passado, foi lançado um Cabernet Sauvignon produzido no Chile e, no futuro, está prevista a chegada de novos rótulos vindos de outros países (África do Sul, Portugal, Itália e Austrália estão na lista). Segundo Juciane Casagrande, diretora comercial da vinícola, “trata-se de uma linha internacional, mas com assinatura e estilo brasileiros”. Casa Valduga - http://www.casavalduga-rio.com.br/premiacoes.html

Concha y Toro reforça linha Trio

A Expand e a Concha y Toro trouxeram ao Brasil o chef venezuelano Sumito Estevez, para harmonizar pratos de inspiração latino-americana com os vinhos da linha Trio. Sumito dirige o Instituto Culinário de Caracas, uma escola de formação intensiva de chefs, e apresenta um programa de televisão e outro de rádio em seu país. A proposta da linha Trio é oferecer vinhos de corte de três uvas, com boa relação preço/qualidade (faixa de R$ 40). O primeiro prato, Salmão com molho holandês de maracujá, uma delicada mostra de salmão fresco, curado por 24 horas com sal, açúcar e cachaça, com um molho de maracujá reduzido no próprio vinho, foi servido com um Trio 2007, corte de Chardonnay (70%), Pinot Grigio (15%) e Pinot Blanc (15%). A seguir, Sumito apresentou uma Massa dobrada de cacau, em que a idéia foi associar os aromas de chocolate do Trio 2006, corte de Merlot (60%), Carménère (25%) e Cabernet Sauvignon (15%) com uma massa misturada com cacau. O prato estava delicado para o vinho moderno e concentrado. O terceiro prato foi um Frango ao vinho, o famoso Coq au Vin, com o molho reduzido no próprio vinho, um Trio 2006, corte de Cabernet Sauvignon (70%), Shiraz (15%) e Cabernet Franc (15%), com resultado equilibrado. Sumito considera a redução com vinho o “soro da verdade” e explica: “Se o vinho é ruim, a redução é horrorosa”. Não foi o que aconteceu, claro. O prato foi acompanhado por cogumelos, batatas e bacon comprados no Mercado Municipal de São Paulo, que impressionou o chef pela variedade de produtos oferecidos. Expand - www.expand.com.br

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Grande encontro de blogueiros e aficionados pelo vinho


Meninas e meninos,
Depois de um longo interregno, volto ao ar dizendo que neste mês teremos um grande acontecimento para os blogueiros em geral e a todos os amantes do vinho, este líquido sacrossanto.
Meu amigo Beto Duarte, do blog PAPO DE VINHO- http://papodevinho.blogspot.com/
organizou com a imediata adesão das maiores importadoras e vinícolas um encontro para ninguém botar defeito.
Dia 27/ deste mês, no Hotel San Raphael no Largo do Arouche, 150 -20º-Salão Dourado (com vinhos tudo fica mais dourado).
Maiores informações 11 9108-5781.
Nos vemos lá!
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão
http://divinoguia.blogspot.com

Vinho Outlet 2009


Meninas e meninos,
Seguem informações sobre o Vinho Outlet 2009, que se for igual ao de 2008 já será sucesso garantido!
De 15 a 18 de outubro, os paulistanos terão um espaço especial para degustar e adquirir por preços altamente competitivos vinhos Brasileiros e de outras nacionalidades no ‘Vinho Outlet 2009’, único evento voltado exclusivamente ao consumidor final que ocorre no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
Durante quatro dias de atrativas promoções, apreciadores novatos e experientes poderão conferir uma grande variedade em tintos, brancos, rosés e espumantes. “São milhares de rótulos com excelente relação best-value e descontos de até 50% com pronta entrega para abastecer a adega, antecipando as compras para as festas de final de ano”, afirma Zoraida Viotti, uma das organizadoras do evento. “Uma das grandes vantagens é que o público poderá degustar, antes de adquirir”, completa.
Estarão disponíveis mais de 1.000 rótulos apresentados pelas importadoras e produtoras Interfood, Bruck, KMM, Delmaipo, Salton e Miolo, entre outras.
Os vinhos do Brasil também marcam presença com a vinícola Aurora e produtores gaúchos ainda inéditos no mercado paulista como Barcarola, Chesini, Don Miguel, Florence, Góes e Venturini, Mascarello, Milantino, Perini, Peruzzo, Pompéia, Terragnolo e Viapianna reunidos pelo Ibravin - Instituto Brasileiro do Vinho.
Vinho Outlet 2008

A Vinho Outlet estreou em São Paulo em 2008, com a organização realização da TradeNetwork, empresa responsável pela Expo Money.
A edição reuniu mais de 5 mil participantes, 22 vinícolas nacionais, 8 importadores e mais de 1.500 rótulos diferentes.
Cursos para iniciantes e experts Coordenada pelo especialista Eduardo Viotti, a programação da 2ª edição do ‘Vinho Outlet’ traz uma série de palestras onde os participantes poderão aprender como comprar, servir, degustar, harmonizar e desvendar a cultura e a história do vinho. “As atividades paralelas serão uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar ou aprofundar seus conhecimentos sobre a arte de apreciar um bom vinho”, ressalta Eduardo. Confira abaixo a programação completa:

Dia 15 (quinta-feira) 40 lugares
16 horas - Aprenda a ler os Rótulos dos vinhos
17 horas - Vinho Tinto, você sabe como é feito?
18 horas - Conheça as principais regiões e uvas vinícolas da França
19 horas - Como, quando e com o que servir vinhos brancos

Dia 16 (sexta-feira) 40 lugares
16 horas - Aprenda a comprar vinho: o que se deve levar em conta, preço ou qualidade?
17 horas - Vinhos do novo mundo x Vinhos do velho mundo. Você sabe reconhecer?
18 horas - Conheça as principais regiões e uvas vinícolas de Portugal.
19 horas - Vinhos para casamento: como escolher, o que considerar na compra.

Dia 17 (sábado) 40 lugares
16 horas - Espumantes Brasileiros: uma boa escolha, venha conferir.
17 horas - Como harmonizar vinhos, acompanhamentos e pratos.
18 horas - Conheça as principais regiões e uvas vinícolas da Itália.
19 horas - Construindo o ambiente ideal para degustar vinhos.
Dia 18 (domingo) 40 lugares
16 horas - Dicas para a guarda e conservação dos vinhos.
17 horas - Com a chegada do verão, conheça melhor os Vinhos Rosé da Provence.
18 horas - Conheça os principais países emergentes na produção do vinho.
19 horas - O que é necessário para montar uma boa adega?
Horário: das 14 às 22 horas
Local: Centro de Convenções Frei caneca - Avenida Frei Caneca, 569 – 5º andar, São Paulo - SP
Entrada: R$ 30,00 com direito a taça de degustação
http://www.vinhooutlet.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão
http://divinoguia.blogspot.com/