quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MITOS .... Melancia com vinho "empedra" no estômago?

A melancia é uma fruta rica em água, vitaminas A e C, potássio e outros minerais.


A crença de que a melancia seria uma fruta indigesta provém da sua composição, pois ela contém fibras insolúveis que estão presentes na polpa e que possuem a propriedade de aumentar os movimentos peristalticos, ou seja, os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. Mas nada disso é verdade.

A maior parte da melancia é composta de água, e as fibras presentes em sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.

interferência do vinho na ingestão da melancia passa meramente por aumento do pH no estomago, um aumento do tempo de digestão, podendo provocar sensação de enfartamento, mas não acontece nenhuma reacção física que seja prejudicial ao organismo

O mito é falso !!!!!!!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Carbonade flamande: carne na cerveja belga do 'Diário do Olivier'


Fiz este prato ontem.... o grande lance nestes pratos é que vocês podem se utilizar dos pequenos restos de vinhos que sobra... e quando guardados viram vinagre caseiro....

Carbonade flamande: carne na cerveja belga do 'Diário do Olivier'

Este conteúdo faz parte de Diário do Olivier.
Veja tudo de Diário do Olivier no site do GNT »

se preferir, use a sua cerveja preferida

Para fazer picadinho, de acordo com Olivier Anquier, o acém é uma das melhores opções. Por isso, o francês escolheu a carne e foi para a cozinha preparar o carbonnade flamande, que é a carne cozida na cerveja. Veja o vídeo do passo a passo da receita que vai ao ar nesta quinta (23), às 21h30:


Ingredientes:
1 kg de acém (corte em cubos aproximados de 3cmx3cm)
3 cebolas
5 dentes de alho
50g de farinha de trigo
80ml de óleo
50g de manteiga
3 garrafas de cerveja clara belga (ou uma nacional)
60 ml de vinagre de vinho
50g de açúcar mascavo
4 cravos
Canela (a gosto)
2 ramos de tomilho fresco       
2 folhas de louro
Talos de salsa (a gosto)

Chuck Hughs ensina a fazer torta de chocolate com cerveja

Modo de preparo:
Use uma frigideira para dourar, no óleo, os cubos de acém e reserve. Na mesma frigideira, doure bem na manteiga as cebolas fatiadas e junte o alho. Devolva a carne, junto com a cebola, e coloque os cravos, a canela, o açúcar e, finalmente, a farinha de trigo, envolvendo os cubos de carne. Adicione o vinagre e a cerveja até cobrir a carne. Inclua o bouquet garni e ainda o sal. Deixe ferver e tampe para cozinhar no forno por, aproximadamente, 2h30 ou até a carne ficar macia. Sirva acompanhado de batata frita ou massa seca

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Molho para carnes com pimenta em grão e vinho tinto





Molho para carnes com pimenta em grão e vinho tinto


Receita: Metalliscrub
Esse é um molho à base de vinho Merlot e pimenta em grão, que cozinha muito rápido. É bastante saboroso quando colocado sobre um filé de picanha ou uma chuleta bem grossa.
  Pronto em 20 min

Ingredientes

Serve4
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 cogumelos fatiados
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino em grãos inteiros
  • 4 colheres (sopa) de vinho Merlot
  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês
  • 1/2 colher (chá) de alecrim fresco picado

Modo de preparo

Prep: 10 minCozimento: 10 min

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Feijão com vinho A combinação pode parecer estranha, mas cai bem



O vinho virou moda. E, para quem pensa que a bebida só combina com queijos e outras iguarias finas, um aviso: é preciso experimentar. O sommelier Carlos Cabral, fundador da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho, garante que o vinho, principalmente o espumante, combina muito bem com os pratos pesados da culinária nacional, como feijoada, tutu e baião de dois. 

Cabral é defensor da popularização do vinho e abomina o medo que as pessoas têm de errar na escolha da bebida. "Além de conseguir distinguir os gostos da comida e da bebida, a acidez do espumante atua como um ótimo digestivo", explica ele, que questiona o apego das pessoas a regras de etiqueta quando o assunto é vinho. Ele diz que as regras tradicionais são apenas sugestões e que cada um tem a liberdade de afirmar os próprios gostos, em qualquer classe social. "O hábito das pessoas olharem de cara feia para quem não segue a etiqueta não existe mais como era antes. Hoje, considera-se que essas normas sociais rígidas serviam, principalmente, para reafirmar relações de poder e exibir cultura", acredita. 

Se, teoricamente, as regras foram abolidas, restam ainda recomendações que estão associadas ao bom-senso na hora de consumir. O sommerlier explica que os hábitos antigos servem apenas para lembrar da importância de se sentir o gosto das coisas."Recomenda-se comidas equivalentes para equilibrar o paladar", explica. Por exemplo, ao comer um queijo forte, como o gorgonzola, com vinho branco, que é mais leve, fica difícil apreender o gosto da bebida. O mesmo acontece com o peixe, uma comida leve, quando acompanhado de vinho tinto mais encorpado. 

Dentro das sugestões, está também o resfriamento do vinho, na temperatura entre 23 e 24 graus, cerca de meia hora antes do consumo, para deixá-lo levemente gelado, ao ponto de refrescar a garganta. "Ainda assim, conheço pessoas que não bebem gelado, por cuidados com a saúde", lembra. 

Apesar dessas recomendações, sabe-se que a tradição brasileira nunca se preocupou muito em combinar a temperatura e a leveza dos alimentos e das bebidas. "A maioria dos nossos pratos típicos é pesada e contrasta com o clima quente do país", lembra o especialista. Além disso, por razões econômicas, a maioria da população nunca pôde consumir freqüentemente bebidas fermentadas – apenas os destilados, como a cachaça, que não estimulam tanto o apetite. 

Para quem não tem o hábito, nunca é tarde para pensar no prazer de degustar a bebida. "Apesar das safras melhores serem mais caras, não é preciso pagar muito para apreciar um bom vinho", lembra Carlos Cabral. "Defendo o vinho com pratos brasileiros em lugar da tradicional cerveja pois, além de refrescar, a acidez ajuda a digestão de pratos pesados, enquanto a feijoada ou a macaxeira com cerveja provoca a sensação de estufa", completa.



http://www.maisde50.com.br

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Vinho quente (delicioso)

Sei que é fora de época, mas esta receita eu fiz e é uma delicia.....


INGREDIENTES



  • 1 copo de açúcar
  • Canela em rama
  • Cravo
  • 1 l de vinho tinto seco
  • 1/2 l de água
  • 1/2 maçã (verde ou vermelha) descascada e cortada em fatias

MODO DE PREPARO

  1. Queime a metade do açúcar com o cravo e a canela
  2. Acrescente o vinho, já misturado com a água
  3. Junte a maçã e o açúcar restante
  4. Deixe cozinhar um pouco e sirva bem quente
Aproveitem....

Vejam outras receitas: http://tudogostoso.uol.com.br

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lagarto com vinho e legumes


Ingredientes:

. 2 kg de lagarto
. 8 fatias de bacon
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. 3 colheres (sopa) de conhaque
. 1 xícara (chá) de vinho branco seco
. 1 folha de louro
. Pimenta, cheiro-verde picado e sal a gosto
. 18 cebolinhas brancas sem casca
. 4 cenouras sem casca em pedaços de 4 cm
Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Carne
Calorias: 370 por porção

Modo de preparo:

Cubra a carne com as fatias de bacon e use palitos ou barbante de cozinha para prender. Em uma panela grande aquecida derreta a manteiga. Junte a carne e doure-a de todos os lados, virando-a com uma pinça de cozinha às vezes até dourar por igual. Aqueça o conhaque em uma panelinha, vire a panela para que a bebida pegue fogo e despeje flamejante sobre a carne. Quando apagar o fogo, coloque a carne com o liquido formado em uma forma refratária. Acrescente o vinho e água suficiente para cobri-la. Tempere com a pimenta, o cheiro-verde e o sal. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, até a carne ficar macia. Se preferir, cozinhe na panela de pressão por 20 minutos e só depois leve ao forno. Nos últimos 15 minutos, adicione as cebolinhas e a cenoura. Sirva em seguida com arroz.

Arroz ao vinho

Deliciosa receita de Arroz ao vinho vai bem com carne assada
Arroz ao vinho: para acompanhar uma deliciosa carne assada
Foto: Romulo Fialdini

Ingredientes

· 1/2 tablete de caldo de carne
· 1 e 1/3 de xícara (chá) de água quente
· 3 colheres (sopa) de manteiga
· 2 colheres (sopa) de cebola picada
· 1 xícara (chá) de arroz
· 1 xícara (chá) de vinho branco seco
· Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para polvilhar: 3 colheres (sopa) queijo parmesão ralado, Salsa picada grosseiramente.
Preparo: Rápido (até 30 minutos)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Arroz e risoto
Calorias: 345

Modo de fazer

Dissolva o tablete de caldo de carne na água quente e reserve. Numa panela, derreta a manteiga e junte a cebola picada. Frite, mexendo sempre, até ficar macia. Junte o arroz e refogue por alguns minutos. Em outra panela, aqueça o vinho branco seco e o caldo de carne e despeje sobre o arroz. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até o arroz ficar macio. Polvilhe com o parmesão ralado. Se quiser, decore com salsa e sirva.

Cortesia: http://mdemulher.abril.com.br

Sorvete de vinho


Sorvete de vinho

Ingredientes

. 3/4 de xícara (chá) de suco de limão
. 2 xícaras (chá) de água
. 2/3 de xícara (chá) de açúcar
. 3/4 de xícara (chá) de vinho tinto ou do Porto
Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Sorvete
Calorias: 149 calorias

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o suco de limão, a água, o açúcar e o vinho até o açúcar se dissolver. Despeje numa forma, cubra e leve ao freezer até o dia seguinte. Bata a massa no liquidificador até obter um creme claro. Volte à forma e cubra com filme plástico. Deixe no freezer até ficar firme.

domingo, 4 de novembro de 2012

Macarrão ao molho de camarão e vinho branco


Macarrão ao molho de camarão e vinho branco


500g de camarão grande limpoIngredientes

  • 300g de macarrão farfallone (gravatinha)
  • 300ml de vinho branco de boa qualidade ( sugiro Sauvignon Blanc)
  • abobrinha italiana picada em cubos
  • cebola média picada
  • 4 dentes de alho picados
  • manjericão a gosto ( a gosto)
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • pimenta -do -reino a gosto
  • suco de 2 limões
  • sal a gosto
  • cheiro verde a gosto
  • uma colher de sopa de manteiga ou 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 lata de creme de leite fresco ou uma lata de creme de leite light

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem 
Enquanto isso prepare o molho 
Lave os camarões e tempere com sal, limão e pimenta 
Cozinhe a abobrinha levemente, no ponto que ela fique al dente ( meio durinha) 
Numa panela ou frigideira grande coloque o azeite e doure levemente a cebola e o alho 
Acrescente o vinho deixe cozinhar por aproximadamente 4 minutos em fogo médio dissolvendo o cubo de caldo de legumes 
Coloque o creme de leite e mexa bem 
Ponha os camarões e deixe cozinhar por aproximadamente 7 minutos 
Misture a abobrinha nesse molho 
Acerte o sal e salpique cheiro verde e o manjericão 
Jogue esse molho sobre o macarrão e sirva.