segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Li e achei interessante.

Resumo

Vinhos e seus benefícios a saúde:
Tem poder antioxidante - ele é benéfico para a saúde devido à presença de polifenóis nas uvas, agindo como antioxidantes. São nutrientes naturais que protegem contra reações químicas indesejáveis no interior do corpo, especialmente a oxidação das células, causadora do envelhecimento e doenças. Essas substâncias são encontradas nas cascas e sementes de uvas tintas.
Diminui chances de pedras nos rins - estudos feitos na Inglaterra e Estados Unidos em 1998, mostram que pessoas que bebem uma taça de vinho por dia têm uma redução de 59% no risco de formação da primeira pedra. O Dr. Gary Curham, autor do estudo, diz: "A urina fica mais diluída, significando um maior fluxo com aumento da secreção de hormônios antidiuréticos."
Melhora a atitude psicológica - qualquer enófilo pode atestar o poder relaxante de uma taça de um bom vinho. Pessoas que bebem uma ou duas taças por dia tendem a um estilo de vida mais moderado e equilibrado e parecem ser mais capazes de administrar o stress.

Você precisa de

Ambiente ideal:
O vinho não gosta nenhum pouco de variações climáticas ou espaciais. Ele prefere "ser esquecido" em locais escuros e frescos.
Garrafas
Evite passar o vinho para uma garrafa de cristal ou de outro material. As pessoas preferem que ele seja servido na garrafa original, para poderem identificar o vinho que estão tomando.
Vinho tinto
As garrafas devem ser abertas com três horas de antecedência para "respirar". Aproveite a ocasião para verificar se o o vinho está ok, checando o seu bouquet (aroma), cor e paladar. Assim você evitará surpresas de última hora. Como você sabe, os tintos dispensam refrigeração.
Antes de abrir a garrafa de vinho, verifique se não há um depósito (borra) no fundo. Se houver, evite agitar a garrafa e transfira o vinho para uma jarra, deixando para trás o depósito.
Uma garrafa deixada durante 8 minutos na água com gelo sofrerá uma redução de 5° C na temperatura, que corresponde a 60 minutos de permanência na geladeira.

Passos

Para comprar vinhos com garantia de qualidade, observe o seguinte:
1º passo:Vá a lojas especializadas ou supermercados que tenham alta rotatividade do produto, pois o vinho envelhece. Alguns são melhores quanto maior a idade, mas outros, não. A maioria tem vida de cinco anos.
2º passo:Prefira vinhos que indique a safra para saber sua idade.
3º passo:Se o produto estiver na caixa fechada, melhor será sua conservação.
4º passo:Observe se, na loja, as garrafas de vinho estão permanentemente em pé e recebendo muito calor, luz e ruído. A maneira correta de acondicioná-las é deitá-las com o gargalo ligeiramente inclinado. Se ficarem completamente deitadas, o líquido faz pressão sobre a rolha, podendo provocar o que chamam de bouchon, um sabor de rolha. As garrafas também não devem ficar em pé, pois a rolha. As garrafas também não devem ficar em pé, pois a rolha vai ficando seca, o que permite a entrada de oxigênio e, com o passar do tempo, vira vinagre.
5º passo:Antes de comprar vários vinhos desconhecidos de uma vez, compre apenas uma garrafa do produto para provar e saber se o gosto lhe agrada.
Os vinhos também devem ser escolhidos de acordo com o cardápio.
O toque predominante na culinária a ser servida determina o tipo de vinho que acompanhará a refeição. Por exemplo:
Culinária simples = vinho simples
Refeição simples = vinho único
Pratos leves = vinho leve
Preparações gordurosas = vinho fresco
Pratos encorpados = vinho forte
Prato regional = vinho regional
Grandes ocasiões = grandes vinhos
O prato e o vinho não devem fazer concorrência entre si. Por exemplo, se for servido um prato bem perfumado, é melhor escolher um vinho cujo bouquet não seja tão acentuado.
Resumindo:
  • Açúcar atenua a acidez
  • A acidez atenua a gordura
  • A suculência atenua o tanino

Importante

Como Servir Vinho:
  • Todo vinho deve ser servido em taças de cristal transparente, para tornar possível o teste visual de cor.
  • O vinho tinto é servido em maior quantidade, por isso sua taça é maior que a do vinho branco. Em ambos, o correto é encher 3/4 da taça.
  • TINTOS
    Envelhecidos e Encorpados - 16 A 18 o C
    Não envelhecidos mas Encorpados - 14 A 16 o C
    Jovens e pouco Encorpados - 12 A 14 o C
    Beaujolais 'Primeur" ou "Nouveau" - 10 A 12 o C
  • BRANCOS
    Secos, Envelhecidos e Encorpados - 12 A 14 o C
    Secos, Jovens e Leves - 6 A 12 o C
    Suaves e Doces - 4 A 6 o C
  • ROSÉS
    Todos de modo geral - 6 - 12 o C
  • ESPUMANTES
    Brut - 6 A 12 o C
    Demi-Sec e Doce - 4 A 8 o C
Combinações:
Cabernet Sauvignon - Um acompanhamento perfeito para carnes vermelhas, carnes de caça, bacalhau, massas com molhos fortes e queijos temperados.
Chardonnay - Deve ser servido gelado (7° C), acompanhando frutos do mar, massas, queijos leves, peixes, aves e outras carnes brancas.
Riesling - Perfeito para ser servido bem gelado e com lagostas, camarões, peixes, massas com frutos do mar, queijos leves e carnes brancas. Vinho leve, perfeito para acompanhar sobremesas.
Churrasco de carne bovina (Picanha, Maminha, etc.) - prato suculento, muito saboroso e rústico, vai bem com um vinho tinto encorpado, jovem, frutado, com boa presença tânica como um Malbec argentino, um Shiraz australiano, um Côte-du-Rhône ou um bom Cabernet Sauvignon nacional.
Para pratos cremosos escolha os vinhos levemente ácidos.
Vinhos encorpados devem acompanhar massas e pratos com queijo.
Prefere-se em geral beber vinho branco antes do tinto, e o seco antes do doce.
Em uma festa com vinhos, calcule 1/2 garrafa por pessoa.
Procure sempre deixar a garrafa deitada de modo que o vinho entre em contato com a rolha, isto fará com que a mesma não resseque e encolha evitando que o vinho evapore.

Fonte:
http://wiki.bemsimples.com/display/cozinha/DICAS+SOBRE+VINHOS