sábado, 25 de abril de 2009

Definição de Vinho:

Seguindo normas na legislação vitivinícula, a denominação  Vinho e atribuída exclusivamente a bebida que resulta da fermentação alcoó lica da uva fresca ou do mosto, com um conteúdo mínimo de 7% de alcoól.

Classificação dos vinhos:

Quanto a Classe: 

Vinhos de mesa: 

Com graduação alcoólica de 10° a 13°g/l com até 1 (uma) atmosfera de pressão de gás carbônico a 20°c. 

Vinhos Leves: os que possuem a sua graduação alcoólica ente 7 a 9,9% do total de seu volume, obtidos pela fermentação natural de seus açúcares geralmente de vitis viníferas, produzidos na própria safra, vedada a elaboração a partir do vinho de mesa. 

Vinhos Finos e nobres: São classificados através de sua graduação que pode ocilar entre 8,6 a 14,0% do seu volume, são elaborados com castas nobres, aonde o processo tecn

ológico adequado assegura as características de cada variedade,geralmente são elaborados com vitis vi

níferas, abrindo uma exceção as variedades Criolla Grande e Cereza.Vinhos Espumantes Natural: é o vinho que provém de uma segunda fermentação alcoólica na garrafa, método Champenoise| tradicional ou em grandes recipientes - método Charmat, tendo pressão mínima de 4 ( quatro) atmosferas a 20° C e sua graduação alcoólica entre 10a 13%.
Vinhos Moscatel 

Espumantes ou mostro Espumante: é o vinho que atravês da fermentação do mosto ou mosto conservado em recipientes fechados adiquire o anidrido carb

ônico, com pressão mínima de 4 ( quatro ) atmosferas e conteúdo alcoólico de 7 a 10% e remanescente mínimo 

de 60 gramas de açúcar por litro, sendo no Brasil o remanescente de 20 gramas por litro.
Vinhos Frisantes: contém teor alcoólicos entre 7 a 13% com conteúdo de anidrido carbônico de 1,1 até 2 atmosferas de pressão a 20° C natural ou gaseificados.
Vinhos Gaseificados ou Filtrado Doce: é o resultado da adição de anidrido carbônico puro por qualquer processo, apresentando um conteúdo alcoólico entre 10 a 13% em volume e uma pressão compreendida entre 2,1 a 3 atmosferas a 2°C.
Vinhos Licorosos: contém conteúdo alcoólica natural ou adquirido em 14 a 18% do seu volume, sendo nestes vinhos permitido o uso de álcool etílico, mosto concentrado, caramelo, mistela simples, açúcares e caramelo de uva.

Vinhos Compostos: possuem teor alcoólico de 15 a 18% em volume, obtidos estes pela adição de macerados ou concentrados de plantas amargas ou aromáticas, substâncias de origem mineraís ou animal, álcool etílico, açúcar, caramelo e mistela simples, sendo que 70% do seu conteúdo deverá ser de vinho. 
Champanha: ( Champagne) :È o vinho espumante, produzido na região de Champagne- França, cujo anidrido carbônico seja resultante, unicamente, de uma segunda fermentação alcoólica do vinho, em garrafa ou em grandes recipientes, com graduação alcoólica do mosto de uva da uva moscatel (moscato) em garrafa ou grande recipiente, com pressão mínima de 3 atmosferas.

Classificação dos Vinhos Compostos:Os vinhos Compostos são classificados em  Vermute, Quinado, Gemado.


Vermute: È o vinho composto que contiver losna (Artemísia adsintthin,L) entre seus componentes aromáticos, com a a adição de macerados ou concentrados de plantas amargas ou aromáticas. 
Gemado: Vinho composto que contenha gema de ovo.
Quinado: Vinho composto que contenha quina ( chinchona ou seus híbridos) 
Composto com jurubeba: È o vinho composto que contenha na sua composição jurubeba (solanun paniculatum). 
Composto ou Ferroquina: È o vinho composto que contenha citrato de ferro amoniacal e quinino.


Quanto a Cor Pode-se

 classificar em:


*Vinhos Tintos
*Vinhos Rosé ou clarete
*Vinhos Brancos


Quanto ao teor de Açúcar: ( Expresso em gl de glicose)


Para os vinhos leves, de mesa, frisantes e finos:
Secos: com ate 4 ( quatro) gl de açúcarDemi-sec ou meio seco: com teor superior a 4 e até 25 gl de açúcar
Suave ou doce: com teor superior a 25 e até 80gl de açúcar


Para vinhos Espumantes Naturais ou Gaseificados


Nature: com até 3( três) gl de açúcar.
Extra-brut: com teor superior a 3 e até 8 gl de açúcar
Brut: com teor superior a 8 e até 15 gl de açúcar
Sec ou Seco: com teor superior a 15 e até 20gl de açúcar
Demi-sec, meio doce ou meio-seco: com teor superior a 20 a 60 gl de açúcar
Doce: com teor superior a 60 gl de açúcar.

Para os vinhos Licorosos:


Seco: com até 20 ( vinte) gl de açúcar
Doce: com teor superior a 20 gl de açúcar


Para os vinhos compostos:


Seco ou dry: com até 40 gl de açúcar
Meio-seco ou meio-doce: com teor superior a 40 e até 80 gl de açúcar
Doce: com teor superior a 80 gl de açúcar.


Classificação das Bebidas Vínicas:


Mistela ou Mistela Simples: è o mosto simples não fermentado, adicionado de álcool etílico até um limite máximo de 18% de álcool em volume e com teor de açúcar de uva não inferior a 100 gl, é proibida a aadição de sacarose ou outros edulcorantes.
Mistela Composta: Graduação alcoólica de 15 a 20% em volume, que contem o mínimo de 70% de mistela e 15% de vinho de mesa, coma adição de ervas aromáticas ou amargas.
Jeropiga: Bebida elaborada com mosto de uva parcialmente fermentada ,com adicionado de álcool etílico potável, com graduação alcoólica máxima de 18% e teor mínimo de de açúcar de 7 (sete) gramas por 100 ( cem) mililitros do produto.
Pineau: Bebida obtida do mosto das variedades Ugni Blanc, Folle Blanc ou Colombard, com álccol vínico envelhecido e brandy, esta mistura devera repousar por no mínimo 6 meses em barricas de madeira, sua graduação alcoólica deverá estar compreendida entre 16 e 22% em volume de 20°C.


Classificação dos Destilados à Base de Vinho:São os produtos obtidos da destilação do vinho.
Pisco : È a bebida com graduação alcoólica de 38° a 54°g/l, obtido da destilação do mosto fermentado de uvas aromáticas.
Brandy -Conhaque: Destilado de vinho com no mínimo 6 (seis) meses de envelhecimento, com graduação alcoólica , obtidos de destilados simples do vinho e /ou Aguardente de vinho. Os Brandys e Conhaques Finos serão classificados por tipos, segundo o tempo de envelhecimento de sua matéria prima.
Licor de Conhaque Fino de Brandy: È a bebida com graduação alcoólica de 18° a 54° g/l, tendo como matéria prima a bagaceira.Aguardente de bagaço,bagaceira ou Graspa:  È a bebida com graduação alcoólica com no mínimo 38 a 54% a 20°C, obtida através de destilados alcoólicos simples de bagaço de uva, com ou sem borras de vinho, podendo ser feita uma retificação parcial seletiva, não sendo superior a 1 (um) grama por 100 (cem) mililitros.
Destilados de Vinho aromático: Destilado com graduação de 35% a 54%, obtidos a partir de destilados alcoólicos simples de vinhos, elaborados com uvas devidamente reconhecidas e aceitas por seus aromas e sabores, podendo ser destilados na presença das borras


2 comentários: