domingo, 18 de outubro de 2009


Uvas

Qual o papel da qualidade da uva na produção de um bom vinho?

De uma boa uva nasce um bom vinho - grape.com
Qual o papel da qualidade da uva na produção de um bom vinho?
Para se ter uma idéia, vamos contar uma história: “Ao adquirir o famoso vinho Château Margaux, em 1977, André Mentzelopoulos estava preocupado com a qualidade dele (o vinho) nos últimos anos. Por isso, contratou como consultor um dos ícones da enologia moderna, Émile Peynaud, e lhe pediu para produzir o melhor vinho do mundo. Peynaud prontamente respondeu que não seria difícil, bastava que lhe dessem as melhores uvas.” Muitos enólogos (profissionais que atuam na elaboração do vinho) dizem que a matéria prima (uva) representa a quase totalidade da qualidade de um vinho.
Como se dá a gestação e o parto do vinho? Podemos resumir dizendo que vinho é o produto da vindima (colheita da uva) submetido ao processo químico da fermentação, em que leveduras da própria pele da uva ou adicionadas a ela, transformam o açúcar da uva em álcool. As leveduras também produzem vários subprodutos que podem acrescentar ao vinho aroma e sabor. Portanto, muitos dos aromas (frutados, especiarias, couro, minerais, etc.) e sabores percebidos quando se degusta um vinho são originados do processo de fermentação ou do envelhecimento na garrafa. Nenhum destes aromas e sabores é adicionado, como algumas pessoas inicialmente pensam antes de conhecerem mais sobre o vinho.
A quantidade de uvas na natureza é enorme! Existem várias espécies de uva (Vitis rupestris, Vitis labrusca, etc.) e cada uma destas espécies possui muitas variedades, denominadas castas ou cepas. Porém, apenas a espécie Vitis viníferas e suas variedades - quando plantadas em solos com sais minerais e outros componentes e em condições climáticas adequadas de calor, frio, sol e chuva harmoniosamente distribuídos – servem de matéria prima para a produção de bons vinhos.
Cada variedade, com sua tipicidade única, produz vinhos diferentes. Por exemplo, um vinho feito com a uva branca gewurztraminer se mostrará muito perfumado, com toques florais, frutas exóticas (lichia, principalmente) e especiarias entre aromas e sabores. Já um vinho tinto com a uva pinot noir evidenciará uma cor vermelha mais clara, com aromas de frutas vermelhas silvestres, toques terrosos e de couro quando envelhecido. Existem vinhos que são feitos com misturas, assemblage, que podem unir as qualidades de diferentes uvas. A tipicidade, como já dito anteriormente, pode ter sua qualidade modificada pelos fatores físicos, geográficos, etc., o que é chamado de terroir.
http://www.vinhoesexualidade.com.br
Gerson Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário